quarta-feira, 11 de maio de 2011

Planificação das Actividades

As seguintes planificações são de actividades já realizadas na sala de aula, utilizando as ferramentas abordadas na formação. Aliás, o seu produto final já foi postado aqui no blogue.

Planificação da Actividade

Área de conteúdo/área disciplinar:
Língua Portuguesa e TIC.

Descrição da actividade:
Diálogo sobre o Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de Abril; Preenchimento de um mapa semântico com algumas questões sobre o livro; Selecção de 3 ou 4 palavras preferidas de cada pergunta; Escrita das palavras preferidas no wordle; Criação das nuvens de palavras no wordle; Diálogo e análise do produto final; Publicação das nuvens de palavras preferidas no blogue da escola.

Competência a desenvolver:
Expressão oral e escrita (capacidade de se exprimir de forma confiante, clara e audível, com adequação ao contexto e ao objectivo comunicativo; capacidade para produzir textos escritos com diferentes objectivos comunicativos).
Conhecer e explorar algumas ferramentas digitais.

Recursos/aplicações:
Material de escrita, mapa semântico, computador Magalhães, wordle e blogue.

Tempo:
Cerca de 4 horas.

Avaliação:
Capacidade de análise e reflexão sobre o trabalho realizado, demonstrada no diálogo final.   



Planificação da Actividade

Área de conteúdo/área disciplinar:
Língua Portuguesa, Expressão Plástica e TIC.

Descrição da actividade:
Diálogo sobre o dia do pai; Elaboração de um texto descritivo sobre o pai com base num questionário previamente elaborado; Desenho e respectiva ilustração sobre o texto escrito; Gravação da voz dos alunos na leitura dos textos; Digitalização dos desenhos; Elaboração do e_book; Publicação do e_book no blogue da escola.

Competência a desenvolver:
Expressão oral e escrita. (capacidade de se exprimir de forma confiante, clara e audível, com adequação ao contexto e ao objectivo comunicativo; capacidade para produzir textos escritos com diferentes objectivos comunicativos; utilização correcta dos sinais de pontuação; respeito pelas regras ortográficas e pela concordância dos elementos da frase).
Conhecer e explorar algumas ferramentas digitais.
Ilustração, desenho e pintura (explorar diferentes técnicas de ilustração, desenho e pintura).

Recursos/aplicações:
Material de escrita e pintura, computador e scanner, microfone, e_book, audacity e blogue.

Tempo:
Cerca de 8 horas.

Avaliação:
Análise dos textos e desenhos produzidos. Auto-avaliação da leitura depois da gravação.

Sem comentários:

Enviar um comentário